Estufa para cultivo indoor

Estufa para cultivo indoor: 3 motivos para optar por uma

Hoje em dia, quem deseja cultivar qualquer tipo de planta não necessita mais de um pátio grande para isso, e nem mesmo um terraço ou sacada. Atualmente, a maioria dos jardins urbanos estão localizados em espaços internos, nas famosas estufas para cultivo indoor, que são ideais para quem quer manter um cultivo caseiro de forma discreta, seja ele grande ou pequeno, além de já ser um espaço totalmente voltado para este fim, com todos os recursos necessários para um bom cultivo.

E já que são cada vez mais comuns e procuradas, as estufas de cultivo também já são encontradas em diferentes modelos, tamanhos, e preços, e nem sempre é fácil escolher a que cabe no orçamento, ou no apartamento, ou casa, e por isso trazemos 3 motivos para você começar a pensar e finalmente investir numa estufa adequada.

Como funcionam as estufas de cultivo?

Bom, de forma bem resumida, as estufas de cultivo indoor são semelhantes à  “barracas” ou “armários” preparados justamente para o cultivo de quaisquer plantas em qualquer ambiente interno, pois criam as condições necessárias para que elas tenham luminosidade e ventilação, e isso porque elas costumam ser feitas de nylon resistente, e revestidas com material que proporciona uma reflexividade interna de 97%.

Com isso, e com a acoplagem de lâmpadas e até mesmo refletores, é possível reproduzir o calor e a luz do sol dentro dessa estufa, e com a instalação de exaustores, o ar interno se renova de oxigênio, como se as plantas estivessem na rua, pegando sol e vento para crescer, só que tudo isso acontece nesse ambiente interno, o que acaba facilitando no controle e até na aceleração desses cultivos ,já que o grower não fica refém de São Pedro para ver suas meninas crescendo.

Vantagens do cultivo indoor
  • Discrição.
  • Controle total de luminosidade e ventilação.
  • Acesso fácil.
  • Tempo de colheita.

1 – Todos os tamanhos cabem em todos os lugares

As estufas para cultivo indoor cabem em qualquer espaço

Cada vez mais pessoas estão cultivando em espaços internos, aderindo essa prática em busca de qualidade e claro, lazer, pois não tem nada mais legal do que cuidar das suas próprias plantas. Por conta desse aumento no número de growers, e esse desejo cada vez maior das pessoas de botarem a mão na massa, ou melhor, na terra, faz com que as empresas responsáveis por desenvolver essas estufas de cultivo e seus acessórios apresentem cada vez mais modelos que como falamos anteriormente, servem para diferentes espaços, necessidades, e bolsos, já que em comum entre elas é somente serem espaços de cultivo, porém para diferentes finalidades.

Existem marcas especializadas em produtos para horticultura que contam com linhas de estufas com mais de 10 tamanhos diferentes, com variação no número de entradas para exaustores, e ventiladores, e muitas outras opções que servem para qualquer espaço.

São modelos que vão desde dimensões menores de 40 cm e 80 cm, com capacidade para cerca de duas a quatro plantas, até estufas indoor maiores, de 2,4m de largura, e espaço para cerca de 14 vasos com plantas em pleno de desenvolvimento.

Além disso, existem modelos que são instalados na vertical, e outros que ficam na horizontal, permitindo também o cultivo de matrizes e mudas. Ou seja:  Você pode ter uma estufa para cada estágio da planta e ter uma colheitas perpétua.

Viu só, dizer que não tem espaço para uma estufa não é mais desculpa, pois com essa quantidade de modelos, uma delas vai servir em algum cantinho da sua casa, apartamento, ou até mesmo quarto.

2 – Não é necessário ter grande conhecimento sobre cultivo, nem sobre estufas

Cultivo em estufas fácil e descomplicado

Claro que não é só colocar as plantas para germinar e esperar um milagre acontecer, mas o cultivo indoor traz sim vantagens nesse quesito, pois sem as variações de temperatura e luminosidades que estariam presentes caso optasse por um cultivo externo, as estufas permitem um controle muito maior dessas variáveis.

Além disso, um cultivo indoor tende a atrair bem menos pragas e pesticidas do que um outdoor, já que ele não fica tão exposto, especialmente se mantido fechado durante boa parte do tempo, o que acaba portanto exigindo menos surpresas desagradáveis que podem dar uma leve dor de cabeça para quem ainda não tem total conhecimento na área, embora sempre seja a hora de começar a aprender a lidar com esses problemas.

E o mais importante: evitar a trabalheira que é construir uma estufa própria, que muitas vezes pode acabar não tendo espaço suficiente, ou um a baixa reflexividade, entre outros problemas que podem acontecer com uma estufa caseira, que acaba muitas vezes por sair mais cara do que uma completa.

3 – Discrição  e segurança para o cultivo

Estufas de cultivo indoor. Segurança e discrição

Quem não deseja expor o seu cultivo, ou simplesmente não tem um grande espaço para acomodá-lo pode contar com o design discreto das estufas, que não chamam a atenção, já que são pretas, semelhantes à armários, ou até mesmo estufas para secagem de roupas, e podem ser transferidos de um local para o outro caso seja necessário garantido a total segurança das plantas que ali estão sendo cultivadas

O que levar em consideração na hora de comprar uma estufa de cultivo?

  • Qual o espaço disponível para instalação dessa estufa.
  • Qual o tamanho do cultivo que pretende ter.
  • O quão escondido pretende deixa-lo
  • Qual o tipo de cultivo, iluminação e ventilação que será usado.
  • Quanto de dinheiro tenho disponível para investir em uma estufa de cultivo.
  • Optar melhores marcas para evitar problemas posteriores.

Quer saber mais sobre as estufas para cultivo indoor?

 

 

Comments 1

  1. Pingback: Não compre, plante! Saiba o que é cultivo indoor | Blog Jardins Urbanos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *