Estufa de cultivo indoor

Estufas para cultivo indoor – Guia geral para growers iniciantes

Desde a primeira viagem que eu fiz para a Holanda, ainda quando adolescente, vi que era possível fazer um cultivo indoor em casa. Aquilo ficou na minha cabeça, afinal de contas eu sempre sonhei em ter o meu espaço, com as minhas plantas, e a ideia de executar essa tarefa na minha casa, em uma grande cidade, me fez decidir que eu não me aquietaria até ter um cultivo funcionando. As possibilidades eram algumas: um armário fora de uso, aquele quarto de empregada vazio ou banheiro desativado. Improvisando a instalação da parte elétrica e de ventilação em um espaço desses, já era possível começar o meu cultivo indoor.

Decidido o espaço, era necessário serrar, furar, aparafusar, … enfim, construir e preparar todo esse espaço para receber ainda a parte da iluminação e refrigeração. Depois de tudo instalado ainda cobrir tudo com um material de boa reflexão. Um belo trabalho, que as vezes tomava meses até o foguete enfim decolar, sem falar na grana investida.

Com o passar do tempo e a chegada do novo milênio, chegou ao mercado um produto inovador, que mudou completamente esse cenario e vale muito o investimento. Hoje já não é mais necessário ter todo aquele trabalho, porque hoje existem as tendas de cultivo, as estufas para cultivo indoor.

Homebox Ambient

As estufas para cultivo indoor, são umas barracas em forma quadrada, com uma estrutura metálica e uma cobertura de lona, muito similar a uma barraca de camping, que pode ser fácilmente montada. Em uma tarde é possível montar um cultivo com todos os acessórios necessários instalados. De fato, essas tendas poderiam ter evitado de vários armários embutidos de madeira nobre terem sido furados no passado : )

As estufas de cultivo indoor ou growbox, existem em diversos tamanhos, modelos e marcas. Desde barracas tão pequenas, que mal recebem uma muda recém germinada, até barracas que não caberiam dentro de um quarto de dormir. A maioria delas tem uma altura de 2m e seus tamanhos começam em 40 a 60 cm e vão até 1 a 1,2m.

As melhores marcas de barracas, já vem equipadas com as saídas e entradas para energia e ar, assim como com zipers que não permitem nem a entrada nem a saída de luz, e com um revestimento interno de material de boa reflexão. Uma vez montada, é necessário instalar todo o equipamento necessário para o cultivo. Seja solo ou hidroponia.

Quem deve utilizar as estufas para cultivo indoor?

As estufas foram desenhadas para facilitar a vida do grower. Por mais útil que elas sejam, elas não foram feitas para produção em larga escala. Mas para quem quer ter seu cultivo caseiro,  ter seu auto-susento e ter a qualidade de vida de consumir aquilo que cultiva. Para quem está atrás disso, as estufas são a a melhor escolha.

As vantagens do cultivo em uma estufa para cultivo indoor

  • São relativamente baratas – Seus preços variam de R$ 349 a R$1500 para uma estufa de qualidade confiável. Construir um espaço que tenha as mesmas características de uma (paredes reflexiva, entradas e saídas de ar, suporte para lâmpadas, resistente a água, a prova de luz, …) pode facilmente custar o mesmo ou mais. Além de ser díficil, vai ser necessário ter ferramentas adequeadas para constuir um ambiente de cultivo tão preparado como uma estufa (que foi desenhada para esse fim) e vai te tomar mais tempo e ser mais difícil desenhar e construir uma, do que comprar uma
  • Fácil e rápido – Montar e instalar todo o equipamento necessário para sua estufa funcionar, vai te tomar no máximo uma tarde e pode ser feito sem a ajuda de ninguém. Resumindo, dá para comparar com o trabalho de montar uma barraca de camping, só com a diferença que depois de 4 meses vem a colheita. 😉
  • Discrição – Com uma estufa montada de forma adequada você pode evitar o vazamento de luz e de odores e sua variedade de tamanhos permite colocá-las em qualquer canto da casa sem precisar construir nada.
  • Colheita perpétua – As estufas de cultivam funcionam perfeito se você deseja ter espaços de cultivo para diferentes estágios das plantas, separados. Por exemplo, se você quer ter um espaço para vegetativo e um pra floração para ter uma colheita perpétua. As estufas permitem nos termos ambientes vedados, podendo ter cultivos em estágios distintos, separadamente.

Algumas estufas passam realmente batido!

Olha esse cara! Colocou a estufa no cantinho do seu quarto, bem discreto, como se fosse um armário para pendurar roupas ou um sapateiro.

As estufas para cultivo indoor são muito discretas

Veja bem! Vamos ser bem claros. Quando estamos falando de discreção (mesmo num grow montado muito profissionalmente, completamente vedado), estamos falando de uma discreção superficial, como a de um armário, que impede de saberem o que tem em seu interior. Então, não espere que nenhuma estufa para cultivo seja discreta, a ponto de você poder esconder de alguem, que está no ambiente contigo por alguns minutos ou horas, sem perceber o fato de ter ali algo funcionando, com exaustores, ventiladores, luz emitindo calor, etc… Conte com a discrição de apenas poder desbaratinar das pessoas que passem por ali por alguns instantes.

As estufas de cultivo te permitem instalar de forma fácil um cultivo perpétuo. Veja no desenho abaixo. Nas tendas pequenas ele mantém as mudas e as plantas em crescimento. Na estufa maior ele pode ter um espaço para floração vedado e cultivado em outro fotoperíodo separadamente. Assim que ele colher as plantas em floração, as plantas do espaços menores vão estar crescidas e prontas para ocuparem o espaço vazio e iniciar uma nova rodada de floração. Dessa forma, é possivel colher a cada 2 meses aproximadamente.

Colheita perpétua

Crie um espaço perfeito para cultivo em poucas horas

Quando feito de forma correta, uma esufa te permute simular a natureza em suas melhores condições. Mas obter essas condições ideais pode ser a parte mais díficil. No entanto, uma vez tudo acertado é basicamente uma questão de plantar a semente e cuidar das plantas até o dia da colheita.

Se você está tentando criar algo do zero, você provavelmente vai ter muito trabalho o que pode ser bem estressante, principalmente se você quiser começar a cultivar logo. Optando por uma estufa, você resolve todas as questões do ambiente de cultivo em uma tacada.

  • Maximize sua iluminação – As estufas para cultivo indoor tem paredes reflexivas e essa reflexividade é igual ou na maioria das vezes melhor do que você conseguiria montando você mesmo.
  • Desenhada para os equipamentos cultivo – É fácil de pendurar as lâmpadas, fixar exaustores e instalar sistemas de ventilação, etc… As estufas estão prontas para praticamente todas as situações.
  • A prova de luz – As estufas indoor são construídas para evitar o vazamento de luz tanto para fora como para dentro dela. Isso não ajuda somente as suas plantas que necessitam de uma escuridão total durante o período apagado, como também evita o vazamento de luz, chamando a atenção e alertando os outros sobre a existência de luzes muito fortes em sua casa. Conseguir essa vedação em uma estufa construída por você mesmo, as vezes pode ser bem trabalhoso. Uma estufa resolve essa equação fácilmente.
  • Impermeável e fácil de limpar – As estufas de cultivo normalmente tem pisos impermeáveis, para que você não precise se preocupar com vazamentos ou inundações sobre o piso da sua casa. As janelas e portas permitem uma fácil limpeza do piso e das paredes da estufa.
  • Planejada para uma boa troca de ar – Seu desenho que permite uma completa vedação combinado com exaustores torna fácil a troca de ar pelos exaustores. Isso permite uma constante troca e circulação de ar atraves da estufa, fazendo uma completa renovação do ar em poucos minutos, além de prover as plantas uma boa quantidade de CO2 e de manter uma boa temperatura no ambiente.
  • A prova de odores – As estufas de cultivo permitem o uso de filtros de carvão da forma correta. A pressão negativa causada por um ambiente completamente vedado, evita que qualquer odor indesejado vaze para sua casa sem passar antes pelo filtro.

Resumindo: Uma estufa de cultivo só precisa de iluminação e refrigeração. Tendo isso você já tem um espaço adequado para um cultivo caseiro.

Dando a luz ao espaço

Para plantas em estágio de crescimento e plantas mãe (matrizes), lâmpadas compactas fluor ou T5, irão funcionar muito bem. Para um período de crescimento mais avançado e agressivo, sugerimos o uso de lâmpadas de vapor metálico. Você pode instalá-las em refletores com hangers que controlam a distância que a lâmpada fica da luz com muita facilidade.

Para a floração, mais intensidade de luz pode ser desejada. Você até pode florir com lâmpadas t5, Fluor e LEDs, mas nada se compara a lâmpadas de vapor de sódio se você quer produzir plantas com um bom rendimento e qualidade final. Então aqui vão algumas dicas da iluminação para cada tamanho de growbox.

  • Para um espaço de 60×60 cm, com um jardim de 40x40cm no meio: uma lâmpada de 150 Watt HPS ou HQI (vapor de sódio ou metálico)
  • Para um espaço de 80×80 cm, com um jardim de 60x60cm no meio: uma lâmpada de 250 Watt HPS ou HQI (vapor de sódio ou metálico)
  • Para um espaço de 1×1 m, com um jardim de 80x80cm no meio: uma lâmpada de 400 Watt HPS ou HQI (vapor de sódio ou metálico)
  • Para um espaço de 1,2×1,2 m, com um jardim de 1×1 m no meio: uma lâmpada de 600 Watt HPS ou HQI (vapor de sódio ou metálico)
  • Para um espaço de 1,5×1,5 m, com um jardim de 1,2×1,2 m no meio: uma lâmpada de 1000 Watt HPS ou HQI (vapor de sódio ou metálico)

área de cobertura de iluminação no cultivo indoor

Essas sugestões de iluminação são para estufas onde há um objetivo de ter uma alta produção e qualidade. Para o cultivo de orquídeas, opte por uma iluminação mais amena. Para plantas decorativas o uso de lâmpadas T5 podem ja ser suficientes. LEDs vem sendo cada vez mais usados em tendas de cultivo indoor, mas o autor desse artigo ainda tem ressalvas a respeito dessa tecnologia. Até que se tenham resultados conclusivos, a sugestão é fazer experimentos. Mas se você usou e teve resultados satisfatórios, continue a cultivar com eles.

Melhores ventiladores e exaustores para o seu box

Toda estufa de cultivo indoor precisa de um sistema de exaustão. Mesmo se você usa o sistema de iluminação mais frio que existe! Suas plantas precisam de circulação de ar e a maioria de nós precisa de refrigeração para manter o ambiente numa temperatura agradável. Uma ventilação de leve, que movimente as folhas das plantas, irá ajudar no crescimento e combater o mofo.

Um cultivador uma vez me contou que ele não usava ventiladores em suas plantas, porque a movimentação do ar, fazia com que sua casa cheirasse a tomates e fertilizante orgânico. Se você não tá muito preocupado com a saúde da planta, produção e qualidade, aí o uso de exaustores e ventiladores pode ser opcional. Cultivadores que visam uma boa colheita, usam exaustores e optam por acoplá-los a filtros de carvão ativo para neutralizar o odor.

A entrada de ar do exaustor deve estar no topo da estufa. É no alto que se concentra o ar quente que deve ser extraído para fora da estufa, mantendo uma temperatura ideal para as plantas.

Parte elétrica e a estufa

Antes de instalar o meu cultivo e montar a minha estufa para cultivo indoor, eu chamei um eletricista de confiança para puxar tomadas direto do quadro de energia até o local onde seria o cultivo. Instalamos uma tomada bem ao lado da estufa. Agora tenho uma tomada onde posso ligar todo o meu equipamento e ainda tenho um interruptor para eles.

Se você tem experiência com instalações eletricas, voce pode fazer você mesmo essas instalações. Mas se você não tiver ideia do que ta fazendo, melhor contratar uma pessoa capacitada. Instalações elétricas mal feitas podem resultar em acidentes, incêndios e até mesmo em morte.

Pendurando o pesado

Nos meus cultivos eu gosto de usar filtros e refletores pesados. É aquilo: Grow Big or Go Home! mas falando sério é aterrorizante um monte de peso pesado pendurado em cima das minhas preciosas.

Em estufas agrícolas, tudo já está preparado para receber equipamentos pesados. Já a estrutura metálica de uma estufa de cultivo indoor, pode não aguentar tanto peso assim. Dependendo do fabricante, existe a opção de barras, que reforçam a estrutura para receber mais equipamentos.

Existem tambem quadros que se encaixam na estrutura metálica. Com eles você aguenta mais peso e pode instalar alguns equipamentos do seu cultivo.

Hidroponia em estufas de cultivo indoor?

Eu já vi experiências de sucesso das duas maneiras. Então é você que deve decidir se quer ir de hidro ou no solo. Eu sou um verdadeiro fã do solo inerte que apesar de parecer solo, tecnicamente não é.

Para os solos e solos inertes, pode se cultivar em vasos reciclados, vasos de plástico, vasos de feltro. sacos de muda. E o que você pode fazer, é colocar um cavalete dentro do seu box, com uma bandeja, na qual você pode fazer um sistema de drenagem que vá direto para fora da barraca.

Outra possibilidade interessante é instalar a sua estufa em uma plataforma com rodinhas, para que você possa movimentar o box com facilidade, caso precise.

Se você optar por fazer um cultivo hidro, tire a sua estufa do chão, coloque ela sobre uma mesa ou construa uma armação para que fique ha alguns centímetros acima do piso. Assim você pode colocar o reservatório de nutrientes debaixo dela, longe da luz evitando que a água aqueça. Colocando o reservatório direto no piso de concreto fica mais fácil de manter a solução nutriente numa boa temperatura. A temperatura ideal para a solução nutriente é de 22ºC ou um pouco abaixo. Se você colocar uma bandeja no piso da barraca, você consegue aproveitar ao máximo o espaço verticalmente.

Os kits de cultivo indoor

Na maioria das vezes quem compra uma estufa de cultivo indoor, vai precisar do resto do material para equipá-la. Se você está começando agora a cultivar em casa, é normal que fique um pouco perdido com tanta informação. Os kits de cultivo são perfeitos para que você consiga colocar o seu cultivo funcionando de uma vez.

Os kits estão divididos para se adequarem ao espaço disponível que cada um tem para cultivar. As vezes fazemos promoçoes com descontos para aqueles que compram o kit completo de uma vez. Fique ligado e assine nossa newsletter. Caso ainda queira conversar e tirar dúvidas sobre os Growbox estamos disponíveis para ajudá-lo pelo nosso Facebook Messenger.

 

Conhecer as estufas agora

Comments 7

    1. Post
      Author
  1. Para quem busca pós – venda de qualidade aqui é o lugar certo. Equipe Jardins Urbanos me auxiliou do início ao fim da colheita. Mto obgado e um abraço especial ao Willian. Além de excelente pessoa ama o que faz. Mto obrigado.

  2. Um bom eletricista é fundamental, mas usando um Controlador pra cultivo como o Digital Garden já resolve no quesito segurança. Basta colocar um disjuntor (entre 22 e 25A) no quadro de luz e levar os condutores (3 fios 6mm) até o local e colocar a tomada de 20A.

  3. Pingback: Começando um cultivo indoor | Blog Jardins Urbanos

  4. Pingback: Não compre, plante! Saiba o que é cultivo indoor | Blog Jardins Urbanos

  5. Tenho um painel de led full de 1200w
    com 120 PCs ,construíí minha estufa exaustor ventilador deixei 2 vãos embaixo pra entrada de ar ela tem 1.60cm de altura 1.20 de comprimento por 70 de fundo cabem 8 plantas mas percebi que tem muita sombra qual led vcs me indicam inicialmente quero montar eu mesma os cob quantos seriam pra completar a luz pra poder manter as 8 plantas automáticas ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *