como fertilizar se cultivo indoor

Como fertilizar seu cultivo indoor

Uma vez construído o seu cultivo indoor, é hora de decidir qual fertilizante usar em suas plantinhas. Nem todos os fertilizantes são iguais, e apesar do que muitas marcas sugerem no mercado, se os produtos forem utilizados em dosagem maior do que o recomendado, eles podem sim danificar o seu jardim. Por isso é importante estar sempre atento às recomendações de uso, que variam de acordo com cada produto e lógico, com a fase pela qual a sua planta passa.

Que tipo de fertilizantes posso usar no meu cultivo indoor? 

Existem diversos tipos de fertilizantes que vão funcionar no seu grow. Para cultivos indoor, opte por fertilizantes solúveis em água ou que podem ser dissolvidos em água.

Isso inclui:

  • Um fertilizante em pó que pode ser medido e dissovido antes de aplicar
  • Um fertilizante líquido mineral ou orgânico
  • Um fertilizante a base de algas ou uma emulsão de peixe, para ser diluído na água antes de aplicar.
Como aplico o fertilizante?

Não importa qual o fertilizante você escolher, sempre siga as instruções e principalmente a dosagem recomendada na embalagem. O uso acima do indicado pode levar a um acúmulo de sais, travando a absorção de nutrientes. Isso faz com que os fertilizantes acabem prejudicando a planta ao invés de ajudá-la. Mas fique despreocupado, basta seguir a quantidade indicada na embalagem. Uma boa solução para evitar erros é fazer uso de pipetas e copos com medida, para que você consiga ter um controle exato da dosagem.

Para fazer a fertilização da melhor maneira, seguem algumas dicas
  • Misture os fertilizantes na dosagem indicada ou até mesmo um pouco menos
  • Quando você fizer o uso de fertilizantes em pó, misture com uma maior antecedência para que o conteúdo seja inteiramente dissolvido na água.
  • Regue os vasos uniformemente.
  • Caso você deixe de regar a planta algumas vezes, não tente compensar utilizando uma quantidade maior. Basta continuar com o processo como se você tivesse executado as regas normalmente.
  • Use o fertilizante de acordo com cada estágio da planta. Vegaou Flora.
  • Em solos inertes, aplique o fertilizante todas as vezes em que molhar as plantas. A cada 15 dias, regue apenas com água, para remover qualquer acúmulo de sais no substrato.


Leia também
: Fertilizantes Biobizz: saiba como eles podem fazer a diferença no seu cultivo

Qual cuidado devo ter antes de colher?

Depois de todos os cuidados que você tomou durante o cultivo, é importante seguir os passos corretos na hora da colheita. Mas fique despreocupado, porque não tem segredo: ao final do seu processo, o substrato estará com uma quantidade considerável de fertilizante, que foi depositado durante todo o cultivo. É hora de lavar todo o solo e se livrar de qualquer acúmulo dos produtos que possam vir a comprometer o sabor da sua colheita. Nas últimas duas semanas antes da colheita, regue as plantas somente com água.