Não compre, plante. Cultivo indoor caseiro

Não compre, plante! Saiba o que é cultivo indoor

Cada vez mais pessoas estão deixando apenas o discurso de lado, e partindo para a verdadeira prática, colocando a mão na terra literalmente para cultivar aquilo que consomem. E as razões para que o cultivo indoor ganhe cada vez mais adeptos são muitas, afinal de contas não é nenhuma novidade que quando cuidamos com amor e carinho de algo, a tendência é colhermos tudo isso em dobro, porém nós trazemos ainda mais vantagens para quem pensa ou vai começar a pensar a fazer o mesmo.

E isso vale para qualquer tipo de cultivo, pois com as estufas, tornou-se possível cultivar qualquer tipo de fruto, alimento, chás, como em uma horta normal qualquer, em espaços internos pequenos, médios, ou grandes, possibilitando que mesmo quem viva em ambientes menores, ou apartamentos, possa cultivar também.

Resumidamente, quais as principais vantagens:

  • É você quem cuida, rega, e controla a sua planta, o que vai dar total segurança sobre o que está consumindo.
  • O cultivo indoor é discreto, e também seguro, tornando mais difícil a entrada de pragas que vão atrapalhar as suas plantas.
  • Em ambientes internos fica mais fácil controlar o período do seu cultivo, por conta do controle total que se tem sobre a luminosidade e ventilação.
  • Livre-se de produtos de péssima qualidade, ou com agrotóxicos e outras porcarias. Cultive aquilo que consome.

Vale o investimento

Inicialmente, pode parecer um pouco caro investir em uma estufa de cultivo, iluminação, e todos os apetrechos que são necessários para um bom cultivo indoor, porém todo o investimento certamente será recompensado, não só em qualidade, mas em dinheiro mesmo. Afinal de contas, certamente você gasta um certo valor semanal, ou mensal, com o que consome, e pretende cultivar.

Acontece, que ao aderir ao cultivo indoor, você vai estar reduzindo todo o gasto que foi certamente utilizado em mão de obra de outra pessoa para que esse produto chegasse até você. Isso é óbvio. Mas mais do que isso, utilizando espaços internos, que otimizam a utilização de energia, ampliam a luminosidade, e podem reproduzir o “sol” por horas a fio, o tempo para colheita também reduz, e em um curto espaço de tempo você certamente estará colhendo aquilo que antes comprava, e logo vai perceber que financeiramente, isso também é uma grande vantagem.

 

Cultivo indoor. Não compre, plante.

 

Cultivar é um hobby prazeroso

Na correria do dia-dia, especialmente nas grandes cidades, são raros os momentos em que temos contato com a natureza, e mais raros ainda costumam ser os momentos de lazer, quando nos dedicamos a algo que nos dá prazer, seja por entretenimento, curiosidade, ou até mesmo necessidade, e para muitos adeptos do cultivo indoor, a prática vem se tornam um hobby mais do que benéfico em suas vidas.

Embora pareça algo tão simples, e realmente é, ou vai se tornar caso você se dedique a estudar e conhecer ainda mais sobre aquilo que está plantando, cultivar é acima de tudo um ato gratificante, pois cuidar e ver uma planta crescendo, saudável e livre de qualquer veneno, totalmente orgânica, é realmente uma sensação indescritível, e que acaba se tornando um hábito longevo de quem adere, pois se percebe não só os benefícios do consumo, mas também do cultivo em si para si próprio.

Aprender a cultivar está cada vez mais fácil

Além de dicas frequentes em blogs como esse do Jardins Urbanos, existem cada vez mais livros, e-books, e até mesmo fóruns na internet debatendo melhores práticas de cultivo indoor, facilitando ainda mais o acesso e o aprendizado de quem deseja cultivar, o que acaba contribuindo para o número cada vez maior de adeptos. Afinal de contas, a horticultura praticada em ambientes internos é uma prática cada vez mais difundida, e que vem contando com o apoio da internet para crescer ainda mais.

Sua saúde agradece! 

No fim das contas, não vai ser só seu bolso, ou nem mesmo você, que ganhou um novo hobby, que vai ficar feliz com o investimento em um cultivo indoor, mas também sua saúde, já que ao aderir à prática você vai estar passando a consumir produtos de melhor qualidade assim que fizer sua primeira colheita. E é para comemorar mesmo, já que o Brasil se torna um país cada vez mais “liberal” também na liberação de agrotóxicos, proibidos na maioria dos países, o que demonstra a qualidade dos produtos que estão disponíveis para a população, e que deveriam ser o mais orgânicos possíveis.

Isso só reforça a ideia de que cultivar o que consome  pode ser algo bem simples, mas que traz um benefício bastante complexo para a saúde. 

Cultive o ano inteiro

Outro aspecto positivo do cultivo indoor, é a chance de se cultivar o ano inteiro, já que não é necessário esperar uma determinada estação certa do ano , ou temperatura externa ideal, pois é possível reproduzir a luminosidade de horas de sol, por exemplo, dentro das estufas ou kits, mesmo se lá fora a temperatura estiver baixíssima, ou o clima chuvoso.

No cultivo indoor é você quem controla a temperatura, e também a umidade relativa do ar, e para isso se pode contar com medidores  próprios para este fim, que vão ajudar a garantir a qualidade do ar para as plantas o ano inteiro caso seja seu desejo de cultivar de forma interrupta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *