Substrato de Coco – Desvendando os maiores segredos

1. Primeiras informações

Se você já começou ou deseja iniciar um cultivo, é fundamental pesquisar as diversas opções de substratos disponíveis no mercado, a fim de escolher aquele que mais te agrade para o que você idealiza em sua plantação. Nesse texto, vamos apresentar os benefícios do substrato de coco e por quais motivos ele ganha cada vez mais espaço na casa dos growers.

A fibra de coco tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos growers por ser um substrato que oferece um meio de crescimento ideal, mantendo a água em bons níveis e promovendo uma boa drenagem e aeração. Além disso, é um produto facilmente renovável e sustentável, ou seja, não agride o meio-ambiente.

A fibra de coco já era usada na Índia antiga, na confecção de folhetos e cordas, mas as suas empregabilidades são diversas e contam desde a alimentação até o uso para feitoria de tapetes e revestimentos diversos. Nos anos 80, o substrato foi usado pela primeira vez comercialmente na Holanda para o crescimento de lírios e rosas, quando alguns cultivadores perceberam que a fibra de coco promovia o crescimento da raiz e começaram a usar na jardinagem hidropônica ao invés da turfa.

Os substratos feitos de coco existem em duas modalidades: pó e fibra, ambos feitos da casca do coco, triturados e desfiados. A boa notícia é que a demanda por produtos como leite e óleo de coco só aumenta em todo o planeta, seja na indústria alimentícia ou de cosméticos, então você deve ficar feliz em saber que coco não vai faltar pelos próximos anos.

2. Fácil de usar

Quem cultiva sempre busca por praticidade, afinal de contas o trabalho que se tem com a plantação é constante. Uma das grandes vantagens do substrato de coco é que é fácil de ser usado, vendido em fardos e sacos como os de turfa. É uma opção econômica tanto para cultivadores iniciantes como aos mais experts e  e uma ótima opção para sistemas hidropônicos de gotejamento e de Ebb and Flow.

Apesar do coco ser classificado como um substrato inerte, nem sempre isso é verdade. A fibra de coco absorve cálcio e magnésio de misturas padrões de fertilizantes e os descarta um tempo depois no processo de crescimento. Normalmente é necessário um fertilizante específico para ele, ou a adição de cálcio e magnésio à sua mistura de nutrientes.

Como a maioria dos produtos a base de coco reagem de uma forma previsível, manter a concentração exata de nutrientes não é tarefa tão difícil, basta um monitoramento. A fibra de coco é versátil, podendo ser usada na hidroponia, no jardim do condomínio ou em jardins ornamentais. Algumas marcas de fibras de coco não são indicadas para uso na hidroponia por conter um alto nível de cloreto de sódio, não sendo apropriado para um cultivo de solo inerte. Escolha uma fibra de coco especialmente feitas para uso em sistemas hidropônicos, que tenha sido bem enxaguada e pré-tratada para remover os sais minerais.

3. PH neutro

Entre as diversas vantagens do uso dos substratos de coco, o pH considerado neutro ideal é um atrativo a mais. Enquanto a turfa é considerada um substrato de pH ácido (3,3 a 4), a fibra de coco tem os níveis considerados ideais (5,2 a 6,8), porque quanto mais neutro for o pH, menor a necessidade da adição de cal.

Receba nossa Newsletter com dicas para o seu cultivo,  além de ofertas imperdíveis. 

Ao que se refere ao lado nutricional, o coco é uma excelente opção por ser rico em potássio, ferro, manganês, cobre e zinco. A fibra de coco tem uma alta taxa de troca de cátions que permite armazenar nutrientes e liberá-los quando necessário, mas por outro lado, tende a reter cálcio e magnésio, então você precisa ajustar sua mistura de nutrientes, mas esses são os cuidados que você terá que tomar com qualquer substrato utilizado.

4.  Mais benefícios

A fibra de coco promove o crescimento de bactérias benéficas por causa de compostos chamados ligninas. Com isso, há maior crescimento, rendimento e diminuiu a incidência de doenças e pragas no seu plantio. A fibra de coco resiste à compactação e quebra, fazendo com que o material dure até três vezes mais que a turfa.

Por isso, aliás, os substratos de coco são uma das opções mais econômicas para o seu cultivo, porque muito embora tenha quase os mesmos preços de custo que outros substratos, dura mais tempo.

Como já dito anteriormente, a fibra de coco se assemelha ao solo pronto para uso e pode ser comprada em sacos. Ele também está disponível em “tijolos” leves e compactos, que expandem até seis vezes o tamanho adicional quando água é adicionada.

Ao re-hidratar seu substrato, o excesso de água é drenado, então você não precisa se preocupar com um meio de cultivo encharcado e não terá que se preocupar em sobrecarregar as suas plantas. Mesmo quando a fibra de coco parecer seca ao toque, ela retém água em suas fibras, de modo que você não precisará usar tanta água na hora das regas.

Agora que você já sabe os diversos benefícios do substrato de coco, está na hora de dar um pontapé inicial no seu cultivo. Se você já é um grower, experimente usar o produto, você não vai se arrepender!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *