As vantagens do solo inerte - hidroponia

As vantagens do cultivo em solo inerte

Foi a revolução industrial que deu a forma a agricultura que a gente tem hoje. Foi ela que acelerou a produção de alimentos como nunca antes havia sido concebido. A agricultura tradicional foi turbinada graças ao uso dos combustíveis fosseis, que trocaram o uso da força animal e humana, dando espaço a ferramentas de escala industrial, indo de tratores, arados a colheitadeiras das mais sofisticadas.

Os anos passaram e a agricultura industrial continuou se inovando e criando novas oportunidades econômicas. Pesquisas biológica levaram a inúmeras descobertas genéticas capazes de criar plantas resistentes a doenças, que conseguiriam maximizar sua produção e consequentemente, alimentar mais pessoas.

O uso exaustivos das terras, ano após ano, também levou a uma maior necessidade de fertilizantes e de proteger as colheitas de pestes, mato e das intempéries. Agritóxicos foram desenvolvidos e viraram um componente vital de qualquer negócio agrário. E muitas vezes se tornou um custo inacessível para muitos produtores. Combinados aos efeitos de secas e mudanças de clima, o custo do uso desses produtos impactaram severamente a agricultura industrial, que agora tem muitos mais desafios que antes.

As vantagens da agricultura sem solo vs. Agricultura da terra

Vejamos a agricultura sem solo. Ela pode ser feita e em ambientes controlados e teoricamente pode ser construída em qualquer espaço sem depender de espaço de terra e fertilidade. A agricultura sem solo tem a solução para muitos problemas que estamos enfrentando com a agricultura tradicional ou industrial. Por isso a agricultura sem solo é uma realidade em muitas partes do mundo, onde não há uma terra para arar.

Meio Ambiente

Um dos maiores problemas da agricultura tradicional e industrializada é que ela esta a mercê das intermpéries naturais. Seca, ventanias, enchentes e mudanças de clima, são fatores que podem afetar o agronegócio e causar prejuízos imensos a produtores e suas famílias. Na agricultura sem solo, as culturas ficam em estufas e protegidas dos impactos do meio ambiente.

Água

Numa agricultura feita na terra, muito da água é absorvida pelo solo e uma porção significante da água é disperdiçada, não sendo usada pela planta. Em um ambiente controlado, em um cultivo sem solo, a quantidade de água pode não apenas ser monitorada como controlada para ser consumida apenas o necessário.

Química

O uso de agrotóxicos na agricultura industrial é um dos maiores problemas para o consumidor hoje em dia. A incerteza dos efeitos colaterias de se consumir esses produtos, fez com que pessoas pelo mundo todo buscasse alternativas. Em uma agricultura sem solo, o uso desses produtos químicos é inferior ou quase inexistente, já que as plantas ficam muito mais protegidas em ambientes fechados. O cultivo indoor reduz o risco das plantas se exporem a pestes.

Saúde e valor nutricional

Hoje em dia, cada vez mais, as pessoas querem não somente saber de onde suas comidas vem, mas também como ela é produzida. Em uma agricultura industrializada, baseada na terra, tem havido uma falta de transparência no processo de producão e também no processo de distribuição e fornecimento a cadeias de alimentação. O consumidor hoje em dia anda cético sobre o valor nutricional contído naquilo que se alimenta, graças aos métodos de produção e de transporte. A agricultura sem solo, produz para consumidor um alimento com um valor nutricional mais alto em termos de vitaminas e anti-oxidantes. Além disso além de não precisar de agrotóxicos, estando mais perto das cadeias de alimentação, é melhor para ambos, para as pessoas e para o meio-ambiente. A demanda por alimentos nunca irá diminuir. O que deve diminuir é a demanda pelos meios que os alimentos são produzidos. A força do consumidor acaba ditando as necessidades de uma mudança que tem que ocorrer na agricultura, a fim de proteger a saúde humana e o ecosistema que nos abriga. E graças aos avanços na tecnologia da agricultura sem solo, os consumidores agora tem mais opções e a consciência do impacto de suas escolhas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *