Turfa de Sphagnum

Veja quais são as vantagens do uso da turfa no seu cultivo

1 – Turfa

No texto passado, apresentamos as características do substrato de coco, um dos queridinhos do momento para os growers. Agora é a vez de falarmos sobre a turfa de sphagnum, que diferentemente do coco que pode ser considerado uma novidade, já auxilia cultivadores há anos.

A turfa é um material de origem vegetal, formado basicamente por Spaghnum, um grupo de musgos. É muito comum encontrar turfa misturada com a perlita, haja visto que a junção dos dois substratos gera inúmeros benefícios ao seu cultivo.

2 – Vantagens

Na hora de escolher qual substrato usar no seu cultivo, é importante saber quais os benefícios que ele oferece, então vamos lá:

  • Excepcional rendimento
  • Aumenta a oxigenação e a disponibilidade de nutrientes
  • Por ter baixa umidade, apresenta maior retenção de água
  • Facilidade no manejo
  • Excelente desenvolvimento das raízes
  • Facilidade na fixação das mudas após os transplantes
  • Material rico em matéria orgânica

3 – Rega

Uma informação importante a respeito da turfa é que ela consegue reter até 20 vezes o seu peso em água. Isso facilita a vida dos cultivadores ao que se refere a rega das plantas, porque acaba fazendo com que a necessidade de molhar suas plantas seja menor, até para evitar que elas fiquem inundadas.

4 – Junção com a perlita

A perlita de um mineral vulcânico e é essencial para evitar a compactação do solo, ajudando na drenagem de água ao mesmo tempo que retém umidade.  Por essa razão, quando você for comprar a turfa, deve considerar normal que ela já esteja misturada com a perlita, porque os dois substratos fazem uma dupla perfeita: eles se complementam nas características fundamentais para a saúde do seu cultivo.

5 – Custo-benefício

Analisando tudo o que foi dito acima, é possível constatar que o custo-benefício da turfa é muito bom. Além dos benefícios já citados, é importante destacar que como é um substrato de fácil manejo, muitos cultivadores de primeira viagem optam pelo seu uso e aprendem a cultivar com a turfa.

Quer saber mais sobre o assunto?

Para tirar dúvidas ou ver relatos de cultivadores, acesso o Fórum do Growroom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *